No mês de abril a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dá continuidade ao Dia D da Gestante, ação que tem o intuito de verificar se as diretrizes do protocolo de atendimento estão sendo aplicadas adequadamente. No dia 7 de abril a ação foi realizada nos PSFs (Programa de Saúde da Família) Parque Indaiá, Jardim Oliveira Camargo, Carlos Aldrovandi e Jardim Brasil. No próximo dia 14 serão avaliadas as gestantes das UBSs 1 (na Vila Vitória), 9 (Vila de Todos os Santos) e PSF João Pioli e Itaici.
As unidades de saúde estão convocando suas gestantes com até 27 semanas de gestação para comparecer à unidade portando caderneta da gestante, caderneta de vacinação e todos os exames realizados até então para uma consulta pré-natal. O Dia D da Gestante tem início sempre às 8h e é aberto também à participação das gestantes que fazem o pré-natal por convênio médico.
Segundo a Dra. Thais Helena Wilmers Perini, uma das coordenadoras do Programa Municipal de Saúde da Mulher, é muito importante a participação de todas as gestantes de Indaiatuba nesta ação de avaliação dos serviços. As gestantes que fazem o acompanhamento por convênio médico deverão informar a equipe de saúde no local da ação. Em todas as unidades também serão realizadas palestras sobre o aleitamento materno.
“Por meio do Dia D da Gestante teremos condições de avaliar a qualidade do pré-natal na rede de saúde do município, levantar possíveis falhas e fazer as devidas correções. Nosso objetivo é também unificar a assistência à gestante e puérpera para a melhoria da assistência durante esse período tão importante e determinante na vida da mulher”, comentou a secretária de saúde, Graziela Drigo Bossolan Garcia.
Em março a ação foi realizada nos dias 10 e 17 nas seguintes unidades de saúde: PSF (Programa de Saúde da Família) Parque Corolla, Jardim Califórnia, Jardim do Sol e Jardim Itamaracá, e nas UBS (Unidade Básica de Saúde) 7 (Morada do Sol), 4 (Morada do Sol), Cecap e Campo Bonito.