Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Prefeitura busca reduzir gravidez na adolescência

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Giuliano Miranda.

A Prefeitura de Indaiatuba realiza no dia 17 de maio o evento denominado Aperfeiçoamento das Ações de Planejamento Familiar como parte integrante do projeto que visa reduzir a gravidez não planejada, especialmente na adolescência.

O encontro será realizado no Museu da Água a partir das 9h e contará com a participação de profissionais das secretarias de Saúde, Educação, Esportes, Família e Bem Estar Social e Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC).

O aperfeiçoamento contará com a participação da professora do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), ligado à Universidade de Campinas (Unicamp), Dra. Ilza Maria Urbano Monteiro, e da enfermeira mestre e Saúde da Criança e Especialista em Planejamento Familiar Elaine Garcia.

O projeto para reduzir a gravidez não planejada foi anunciado em março e será concretizado a partir de um acordo de cooperação firmado com a Bayer S.A. A proposta de integração das ações do Programa de Planejamento Familiar tem como objetivo melhorar a qualidade da assistência oferecida em planejamento familiar, otimizando as ações desenvolvidas pelas Equipes de Atenção Básica e pelas Equipes de Saúde da Família de Indaiatuba.

“O aperfeiçoamento será o início da implementação desse projeto inovador que pretende diminuir especialmente os casos de gravidez na adolescência. Para alcançar este objetivo, promoveremos capacitação dos médicos da rede pública municipal, capacitação de multiplicadores (assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos e professores, entre outros), monitoramento e avaliação do processo de multiplicação e, claro, a orientação à população nas áreas social, educacional e de saúde”, comentou a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, Dra. Thaís Wilmers Perini.