Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Prefeitura de Indaiatuba inaugura Parque da Criança no Dia das Crianças

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Fotos: Eliandro Figueira.

A Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente de Indaiatuba começou a contagem regressiva para a abertura do Parque da Criança. Equipes fazem os últimos retoques para a inauguração do espaço de lazer no dia 12 de outubro, em meio às comemorações do Dia das Crianças. A festa de inauguração começa às 16h e a diversão será garantida para o público infantil com personagens, palhaço e distribuição de pipoca e algodão doce.

A partir do dia 13 de outubro o parque estará aberto ao público e em seis dias o sistema já registrou o cadastramento de mais de 11 mil pessoas. O cadastro e o agendamento das visitas são realizados exclusivamente pelo site da Prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.br – desde o dia 28 de setembro e a agenda dos três primeiros dias de funcionamento está esgotada.

O acesso à parte molhada do Parque da Criança será permitido apenas a crianças de até 15 anos e 11 meses de idade, devidamente cadastradas e com exame médico e acompanhadas dos pais ou de um adulto responsável.

O horário de funcionamento será de quarta a domingo, das 8h às 19h, inclusive aos feriados. Já o acesso ao Parque Aquático será dividido em dois períodos, de manhã das 9h às 12h e à tarde das 13h30 às 16h30, para não misturar crianças de 0 a 11 anos com adolescentes de 12 a 15 anos.

Às quartas-feiras serão atendidas crianças de 0 a 11 anos, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30. Às quintas, das 9h às 12h, haverá atendimento institucional destinado a escolas e entidades e das 13h30 às 16h30, crianças de 0 a 11 anos. As sextas-feiras estão reservadas para adolescentes de 12 a 15 anos de idade, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30. Os sábados e domingos serão exclusivos para as crianças de 0 a 11 anos, tanto das 9h às 12h, como das 13h30 às 16h30. Nas segundas e terças-feiras o parque permanecerá fechado para manutenção.

Parque

Implantado no Parque Ecológico, na altura do Jardim do Vale, o sistema de lazer ocupa uma área de 22.155 m². Desse total, 3.501 m² são exclusivos do Parque Aquático, que é cercado e possui uma portaria própria para controle do acesso apenas para pessoas previamente cadastradas. Podem utilizar o Parque Aquático menores de idade de 0 a 15 anos e 11 meses acompanhados dos pais ou de um adulto responsável e a apresentação de exame médico é obrigatória.

A grande atração da parte molhada é o toboágua com 60 metros de comprimento. São quatro escorregadores que conduzem a uma piscina medindo 10 x 14 m de área e um metro de profundidade. A altura mínima exigida para o uso do tobogã é de 1,20 m.

A parte aquática conta ainda com uma lâmina de água medindo 30 por 50 metros de área e 30 centímetros de profundidade, com escorregadores em formato de animais, cachoeira com balde gigante, chuveirões em formato de cogumelos, bengalas e esguichos de água por todos os lados.

O parque também contará com banheiros, vestiários e armários para guarda-volumes. No caso dos armários, para a utilização será necessária apresentação de um documento com foto, que ficará retido até a devolução da chave.

Na área seca do Parque da Criança, com 18.654 m², o acesso é livre. É nessa parte que estão instalados 12 quiosques com mesas e bancos para piquenique, labirinto verde, playground em grama sintética com brinquedos temáticos em fibra, com livre acesso a todo o público.

A lanchonete e a tirolesa também ficam nessa área, mas ainda não estão funcionando. Assim como os pedalinhos do Parque Temático, a tirolesa será administrada pelo concessionário da lanchonete, cujo processo de licitação está em andamento. Essa atração é para quem gosta de aventura. A tirolesa tem 120 metros de comprimento e atravessa o lago do Parque Ecológico no sentido do Parque Temático, onde foi construída uma ponte.

As salas de administração e de apoio e a Enfermaria ficam ao lado da portaria. O estacionamento tem capacidade para 100 veículos.

Exame médico

A apresentação de exame médico na entrada do Parque Aquático é obrigatória. Após o agendamento, o usuário deverá escolher um dos núcleos esportivos disponibilizados pela Secretaria de Esportes para fazer a carteirinha do exame médico, levando uma foto e documentos pessoais (RG e CPF). O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, exceto em horários reservados à realização do exame. Para os usuários que já possuem a carteirinha porque utilizam outras piscinas da Prefeitura, basta manter o exame médico atualizado.

Confira os locais e horários para a realização do exame:

– Centro Esportivo Califórnia – 2ª feira – 11h às 11h30

– Parque Corolla – 2ª feira – 10h às 10h40

– Rêmulo Zoppi – 5ª feira – 15h às 15h30

– Centro Esportivo do Trabalhador – 2ª feira – 10h30 às 11h; 3ª feira – 08h às 08h30                                 – Sábado – 07h às 7h30.

É preciso comparecer de maiô ou sunga.