Na manhã da última terça-feira (26), a Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação de Indaiatuba lançou as ferramentas de acessibilidade Segurança Acessível, Ledor do Site da Prefeitura, alto contraste e tamanho de fontes para Deficientes Visuais em evento realizado no Bosque do Saber. Na ocasião, a Secretaria de Educação também realizou o 2º “Piquenique em Libras” que reuniu estudantes surdos usuários de libras da rede municipal, professores interlocutores de libras, contando com o apoio da coordenação das escolas envolvidas, orientação pedagógica e do núcleo de educação especial.
O evento foi realizado em alusão ao Dia Nacional dos Surdos, comemorado dia 26 de setembro, bem como o Setembro Azul, que celebra o mês que marca as conquistas dos surdos ao longo dos anos até o momento. O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, ressalta a importância das novidades implantadas. “Estamos aqui trazendo essas inovações, que surgiram das demandas apresentadas pela comunidade surda na comemoração de dois anos da Central de Libras, no meu gabinete. A partir daí, realizamos estudos para viabilizar as melhorias a fim de oferecer cada vez mais acessibilidade ao município. Foi então que focamos na segurança com o Whatsapp exclusivo para surdos. Depois vimos que poderíamos melhorar o site e, para isso, convidamos membros da Associação da ADVI para pontuar o que seria necessário e podermos entender como tornar o site ainda mais acessível. Desta forma, acrescentamos as ferramentas de ledor, alto contraste e alteramos o tamanho e coloração das fontes. Nosso objetivo é que a inclusão seja cada vez mais comum em nossas ações”, explica.
Segurança Acessível | O projeto, realizado por meio de parceria da Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação com a Secretaria de Segurança Pública, tem como objetivo melhorar a comunicação da comunidade surda de Indaiatuba com o COI (Centro de Operações e Inteligência) da Guarda, criando um meio de comunicação direto com essa população por meio do aplicativo de mensagens Whatsapp. Para isso, foi disponibilizado o número (19) 99783-2927, que pode ser acionado sempre que um surdo precisar falar com a Guarda Civil. “Foi um desafio que o prefeito passou para desempenharmos. Para conseguirmos executar toda essa proposta, tivemos que conversar com a nossa intérprete de Libras, a Débora, que foi nosso elo com a comunidade surda para que pudéssemos ter assertividade no projeto. Depois de reuniões com o secretário de Segurança Pública, conseguimos disponibilizar esse serviço com algumas regras. Apenas surdos poderão se utilizar deste serviço e só podem ser enviadas mensagens de textos e fotos. Os demais recursos são proibidos, pois atrapalham a agilidade e compreensão do atendimento”, explica a secretária de Relações Institucionais e Comunicação, Dra. Graziela Milani.
Ledor do site da Prefeitura | O site da Prefeitura de Indaiatuba conta agora com o serviço de ledor, por meio de uma tecnologia avançada que auxilia as pessoas com baixa visão ou cegas. Consiste no acesso ao conteúdo escrito da página por meio da leitura realizada por um aplicativo instalado no site de inteligência artificial.
Alto Contraste e Tamanho das fontes | Já a ferramenta alto contraste permite ao usuário inverter as cores do primeiro plano e do plano de fundo, o que geralmente ajuda o texto a se destacar melhor, facilitando a navegação pelo conteúdo da página pelos deficientes visuais. O tamanho das fontes aumenta de acordo com a necessidade do leitor, podendo ser ajustado a fim de garantir a qualidade da leitura.
(Fonte: Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação/Prefeitura de Indaiatuba)