Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Prefeitura de Indaiatuba promove capacitação para o comércio exterior

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Crédito da foto: divulgação.

Crédito da foto: divulgação.

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio do Núcleo de Comércio Exterior (vinculado à Secretaria de Desenvolvimento), está trabalhando em um projeto de capacitação de incentivo à exportação que irá beneficiar as empresas instaladas no município que pretendem ampliar as vendas através da exportação de seus produtos. O objetivo é apoiar, incentivar e capacitar às empresas para que possam iniciar suas vendas internacionais. No total, serão cinco encontros, com início em 26 de abril e término em 16 de agosto, com duração de aproximadamente 3 horas em cada encontro, sempre das 8h30 às 11h30; ao final, os participantes receberão um certificado pela participação.

A capacitação é gratuita e terá número limitado de empresas. Os interessados em participar poderão entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento através do telefone (19) 3834-9360 ou pelo e-mail desenvolvimento@indaiatuba.sp.gov.br.

O projeto será coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento e contará com a participação de pessoas capacitadas e que desenvolverão os temas relacionados ao Comercio Exterior, possibilitando o conhecimento aos processos de exportação, desde o início até a internacionalização da empresa. A Fatec também será uma das apoiadoras do projeto e participará do desenvolvimento dos tópicos que serão abordados.

Entre os temas, estão em destaques: vantagens de exportar, quem pode exportar, identificação de mercado, barreiras comerciais, pesquisa de mercado, planejamento, prospecção de clientes, formalização de propostas, modelos de documentos, preparo das mercadorias para embarque, preço e prazo, habilitação, desembaraço no destino, meios de transporte e identificação de riscos, entre outros.

Hoje em Indaiatuba ocorre uma grande movimentação nas exportações, com uma crescente de 17,26% em 2016 com relação ao mesmo período de 2015. O município ocupa o 3º lugar no ranking da RMC, “O nosso parque fabril possui potencial para ampliar esses números e promover um acréscimo nas movimentações internacionais. Por isso, a ideia de lançar um projeto de incentivo às empresas que possuem potencial para exportar vem ao encontro com o objetivo da Secretaria de Desenvolvimento”, destaca o secretário da pasta, Renato Stochi.