O prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, assinou na manhã desta segunda-feira (13/03), em parceria com a empresária Neca Setúbal, um acordo de cooperação para as obras de recuperação do prédio que abrigava a escola Convenção de Itu. A gestão da obra fica por conta do Instituto Lambari – Arte, Cultura e Educação, que foi representado por Alfredo Barbosa, arquiteto e urbanista.
Os trâmites para a realização da recuperação do prédio tiveram início em fevereiro deste ano e não haverá contrapartida da Prefeitura. O secretário municipal de Cultura, Geraldo Gonçalves Junior, também participou da assinatura.
O local, que já foi limpo e carpido, terá o forro removido para que um diagnóstico mais preciso seja realizado no telhado. Para esta primeira fase, a previsão de término é de dois meses, caso intempéries climáticas não atrapalhem o andamento da obra.
O prédio, localizado na Praça Conde de Parnaíba, precisou ser desocupado, pois as condições precárias em que se encontrava o local causavam riscos aos alunos. Desde sua desocupação, em julho de 2010, nenhuma medida havia sido colocada em prática para a conservação deste patrimônio.