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Prefeitura promove ação formativa de Relações Étnico-Raciais para profissionais da Rede Municipal

Indaiatuba, por Kleber Patricio

“Bullying não, racismo” teve como foco desenvolver o engajamento no combate às violências que ocorrem no ambiente escolar. Fotos: divulgação.

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Indaiatuba promoveu uma ação formativa para os professores coordenadores das creches, creches parceiras, pré-escola e fundamental da rede municipal. A formação foi desenvolvida pelo setor de Orientação Pedagógica e o Núcleo de Formação Continuada em parceria com os membros da Comissão de Educação para Relações Étnico-Raciais. A temática “Bullying não, racismo” teve como foco desenvolver o engajamento no combate às violências que ocorrem no interior das instituições educacionais, dentro do que preceitua a Lei 10.639/03, atual 11.645/08.

A professora orientadora pedagógica Kelly Anísia Nogueira Lima reforça que é urgente a reflexão das ações antirracista dentro e fora do ambiente escolar. “Quando o adulto se cala diante de uma atitude racista, a criança que fez a “ofensa” se sente no direito de repetir, pois sua atitude teve legitimidade, enquanto que a criança que sofreu com as atitudes racistas se vê desamparada, não se sente acolhida”, explica.

“Bullying não, racismo”

Os objetivos da ação foram:

Repertoriar os profissionais que atuam na formação de adultos para diferenciar racismo de bullying fortalecendo seus conhecimentos para tomada de atitudes que combatam o racismo, enfrentem o bullying e implementem uma pedagogia antirracista no currículo escolar e orientem a prática dos docentes e dos profissionais de apoio no acolhimento respeitoso com a diversidade humana, em especial a criança negra.

Dar continuidade ao ciclo de ação antirracista – reconhecer, sentir, agir e avaliar as ações da escola na implementação do Projeto Pedagógico envolvendo toda a comunidade interna e externa da escola no combate ao racismo.

Repensar a lógica da pedagogia do evento e tornar a pauta antirracista uma ação contínua na escola, de forma que, ao socializar os conteúdos estudados ao longo do ano, a exposição do dia da Consciência Negra em 20/11, conforme estabelece o Parecer CNE/CP  003/2004, cumpra o papel educativo de combater o racismo, ampliar o conhecimento da história da África e da cultura afro-brasileira e valorizar a participação da população negra na construção da sociedade brasileira.

(Fonte: Secretaria de Educação/Prefeitura de Indaiatuba)