Comemorado no Brasil no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra é uma oportunidade para a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade e, para marcar a data, a Prefeitura de Indaiatuba, em parceria com a CONI (Comunidade Negra de Indaiatuba), preparou diversas atividades e atrações, com destaque para um show gratuito com a cantora e compositora Sandra de Sá.
No dia 20, as escolas municipais da cidade apresentarão trabalhos com o tema da consciência negra, realizados ao longo do ano letivo. No mesmo dia haverá uma série de atrações na sede da CONI (Rua Comendador Antônio Nagib Ibrahim, 341, Jardim Nely). O evento terá início às 16h. Para entrar é necessário levar um litro de leite ou um pacote de fralda geriátrica.
Dia 23, acontece a palestra História, Memória e Consciência Negra, às 19h, no Casarão Pau Preto (Rua Pedro Gonçalves, 477, Jd. Pau Preto).
Já no dia 2 de dezembro, estão programadas mais atividades abordando as tradições afro-brasileiras com início às 16h30 na Concha Acústica do Parque Ecológico. O encerramento será com um show da cantora e compositora Sandra de Sá.
Confira a programação completa:
Dia 20 – 8h e 14h – Exposição Consciência Negra – EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica) – É necessário verificar junto a cada escola o horário de visitação.
Dia 20 – CONI (Comunidade Negra de Indaiatuba) – R. Comendador Antônio Nagib Ibrahim, 341 – Jardim Nely
16h – Bloco Escolar Batuk@ndô
17h – Workshop de Capoeira | Prof. Pezão – Grupo Legado Negro Mestre Fofão
18h – Workshop de Samba Rock | Prof: Guenon
19h – Prêmio Luís Gama para homenagear personalidades de destaque na comunidade negra de Indaiatuba
19h30 – Ato Ecumênico – Padre Paulo, Pai Leandro e Pastor João Carlos
20h – Projeto Viva Samba – Compositores da CONI
20h30 – Roda de Samba – Primax, Quarta dá Samba, Rapa de Panella, Samba e resenha, Samba dos amigos e Lucas Querubim. A entrada para esse dia será um litro de leite ou um pacote de fralda geriátrica.
Dia 23 – 19h – Casarão Pau Preto – História, Memória e Consciência Negra
Palestra – História da África | Jongo – Filhos da Semente | Roda de samba
Dia 2/12 – 16h – Concha Acústica – Pq. Ecológico
16h30 | Conversa Tradições Afro-Brasileiras / Refletindo a Marginalização das Tradições Afro-Brasileiras – Alessandra Ribeiro, Antonio Filogênio, Beth Beli, Jociara Souza e Natureza Acácio França. Mediação: T. Kaçula
18h30 | Roda de Jongo – Jongo Dito Ribeiro
19h | Roda de Samba – Casa de Cultura Fazenda Roseira convida Grupos de Samba
20h30 | Apresentação Musical – Janine Mathias convida Sandra de Sá.