Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Principal referência do Marketing, Philip Kotler realiza debate e lança livro na ESPM

São Paulo, por Kleber Patricio

Fotos: PKotler.Org.

O marketing e o mundo estão em evolução constante. Com a revolução tecnológica e as novas formas de comercializar produtos e serviços, é preciso refletir sobre como acompanhar essas transformações e como atuar para que muitas das práticas atuais não desumanizem as relações entre empresas e consumidores. Atenta aos movimentos da área, a ESPM, escola referência em Marketing e Inovação voltada para negócios, promove no dia 3 de julho, a partir das 19h, o debate ‘Caminho para o futuro do Marketing’, com a participação de Philip Kotler (on-line e ao vivo), um dos maiores pensadores mundiais sobre o tema, Waldemar Pfoertsch (on-line e ao vivo), e Marcos Bedendo (ao vivo), professor de Branding da ESPM, no Teatro ESPM, na Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana, em São Paulo, em formato híbrido.

Durante o evento, também acontecerá o lançamento do livro ‘Marketing H2H: A Jornada do Marketing Human to Human’, uma coautoria de Philip Kotler, Waldemar Pfoertsch, Uwe Sponholz e Marcos Bedendo.

O debate propõe uma nova abordagem centrada no ser humano. Este movimento defende a construção de conexões genuínas, práticas éticas e a perenidade dos relacionamentos, essenciais para a relevância das empresas e para a saúde do planeta.

A participação de Philip Kotler no livro também destaca a importância e a credibilidade do assunto que será debatido. “Kotler trouxe o consumidor para o centro das estratégias de marketing e agora lidera o movimento de humanização das práticas, reafirmando seu compromisso com a evolução ética e sustentável da área”, ressalta Bedendo.

A obra chama a atenção para a necessidade de uma visão mais ampla e holística do marketing: mais estratégica e comunitária, focada na cocriação de valor, que pode evoluir com a tecnologia ao mesmo tempo que mantém o contato humano, sendo flexível sem perder o senso de direção. “A nova organização apresentada no Marketing H2H tem tamanha clareza na sua essência e papel na comunidade que pode se adaptar continuamente às necessidades do seu ecossistema, mantendo a coerência estratégica e de decisões. Essa é a nova forma de se fazer estratégia e a nova forma de se trabalhar o marketing”, destaca Kotler.

Sobre o livro

‘Marketing H2H: A Jornada do Marketing Human to Human’ não apenas provoca um novo modo de pensar, mas também de trazer caminhos de implementação. Ele se apoia em teorias e práticas testadas e comprovadas para indicar como gerenciar e criar novos processos de marketing. A obra é uma provocação, mas também um guia, um mapa de como transformar a sua empresa em uma organização humanizada. No centro do pensamento do Marketing H2H estão três teorias bem sucedidas individualmente: a lógica dominante de serviços, que indica que todo valor é cocriado entre a empresa, seus consumidores e outros stakeholders, transformando o consumidor num participante do processo de valor; a digitalização, que engloba o uso das novas tecnologias de conectividade e a IA para individualizar demandas, contatos e humanizar o atendimento; além do Design Thinking, com sua perspectiva de flexibilidade, inovações constantes e interação.

Com esse tripé de fundamentação, o livro explora todo um processo de visão e ação do marketing, que o transforma, novamente, em uma área mais estratégica do que operacional. Esses conceitos guiarão o debate na ESPM, “será um renascer para a área de marketing e para as empresas, que passam a se enxergar e agir de forma mais humana”, explica Bedendo.

Serviço:

Debate ‘Caminho para o futuro do Marketing’

Lançamento ‘Marketing H2H: A Jornada do Marketing Human to Human’

Data: 3/7, das 19h às 21h15

Local: Teatro ESPM

Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo, SP

Evento híbrido: presencial e on-line

Inscrições gratuitas pelo link: https://www.espm.br/evento/?eventoId=wX76otmLWnM

Vagas presenciais são limitadas

Programação

19h – Início do evento – apresentação

19h15 – Painel ‘Princípios do H2H’, com Waldemar Pfoertsch (on-line e ao vivo)

19h45 – Painel ‘H2H no Brasil’, com Marcos Bedendo (ao vivo)

20h – Painel ‘Marketing Humanista’, com Philip Kotler (on-line e ao vivo)

20h30 – Debate H2H com Waldemar Pfoertsch, Marcos Bedendo e Philip Kotler

21h – Comentários finais e encerramento

21h15 – Sessão de autógrafos.

Sobre a ESPM | A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. Seus 12600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

(Fonte: Nova PR)