A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba celebra o Dia da Consciência Negra com um evento temático no próximo domingo, dia 20, cujo objetivo é a valorização da cultura de matriz africana. A programação tem início às 10h e segue até às 17h, no Casarão Pau Preto, localizado na Rua Pedro Gonçalves, 477, Jardim Pau Preto.
Haverá um espaço de beleza produzindo tranças e penteados afro, estande de roupa da Criolleras, barraca de alimentação da ONG Gabriel e Cantinho Verde da D. Antonia, com distribuição de mudas de temperos e chás medicinais.
O Dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil no dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares que simbolizou a luta do negro contra a escravidão. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo. A data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional; contudo, somente a Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Programação
10h – Apresentação do Grupo de Jongo Filhos da Semente, de Indaiatuba.
11h – Roda de Capoeira Nova Guiné e convidados.
13h – Lançamento da boneca Trindade
13h30 – Contação de Histórias com Jô
14h – Apresentação da Dança da Colheita pela Comunidade Negra de Indaiatuba (CONI)
15h – Palestra Avanços e Retrocessos da Doença Falciforme com Sheila – Aprofe
16h – Atração Musical: Juliana Alves e Banda
47ª edição do Domingo Ecológico também comemora a data
Evento acontece no próximo domingo no Bosque do Saber
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Educação, realiza no próximo dia 20, das 14h às 16h, o 47º Domingo Ecológico na Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber e a Feira de Ciências da Rede Municipal. O evento busca desenvolver atividades que possam multiplicar a conscientização de um meio ambiente saudável, a integração entre família, escola e comunidade. Todas as atividades são gratuitas. O evento tem apoio da empresa Mann Hummel e contribui para a formação de indivíduos multiplicadores.
Como nessa data o país comemora o dia da consciência negra, nesta edição do Domingo Ecológico terá como tema Consciência de Todas as Cores: O respeito às diferenças. E celebrando as diferenças, acontecerá uma apresentação teatral, com a Cia. Articularte; um desfile, com os alunos da Educação Infantil do Bosque do Saber; duas oficinas, sendo uma Aprendendo na prática como cuidar da saúde animal, humana e ambiental, com o residente em clínica médica de pequenos animais Renan Bignotto Ferreira e a outra, de Dança Afro, com o professor Rodrigo de Oliveira. Para concluir, haverá a uma palestra com o vice-presidente da CONI – Comunidade Negra de Indaiatuba, Renato Nogueira. Excepcionalmente, nesta data não haverá necessidade de inscrições para as oficinas e para os eventos realizados no auditório será respeitada a capacidade do espaço, de 196 lugares.
Cronograma
14h – Apresentação teatral com a peça Portinari Pé de Mulato, da Cia. de Teatro de Bonecos Articularte – parceria Mann Hummel (Auditório);
15h – Desfile com o tema Influências Africanas, com os alunos da Educação Infantil da Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber (Auditório);
15h30 – Oficina Aprendendo na prática: como cuidar da saúde animal, humana e ambiental, com Renan Bignotto Ferreira em parceria com o Hospital Escola Veterinário da Faculdade Max Planck (Auditório)
15h30 – Palestra Pensando com Consciência, com o palestrante Renato Nogueira (Sala de Eventos – Piso Superior)
16h – Oficina de Dança Afro com o professor Rodrigo de Oliveira (Hall de Entrada)
Rodrigo de Oliveira, é Educador Físico, pós-graduado em dança e consciência corporal, docente da graduação em Educação Física na Faculdade Max Planck e proprietário da Escola de Dança Rodrigo de Oliveira há 27 anos.