No ano em que celebra o seu décimo aniversário, o Projeto Água Vida, criado pelo fotógrafo e ambientalista Mário Barila para realizar ações socioambientais, começa 2024 com uma importante ação de apoio aos pescadores e marisqueiras do entorno da lagoa Mundaú, no bairro histórico e tombado de Portal da Barra, em Maceió (AL).
Entre os dias 16 de 20 de janeiro (terça-feira a sábado), o negócio de impacto Nosso Mangue, iniciativa da empreendedora Mayris Nascimento que trabalha com a recuperação, preservação e conservação de áreas de manguezais, realizará a ação Recomangue em parceria com o Projeto Água Vida. Devido a alguns danos ambientais sofridos pela região de manguezal, tais como desmatamento, segregação e afundamento, o projeto tem como objetivo desenvolver ações de educação ambiental e recuperação de áreas degradadas. Por meio da parceria com o Nosso Mangue, serão proporcionadas experiências aos alunos da Escola Municipal ‘Silvestre Péricles’ de vivenciar esse ecossistema. Durante a atividade, realizarão a coleta de resíduos sólidos no local e participarão de um plantio simbólico de mudas de mangue.
No sábado (20 de janeiro), em homenagem ao Dia de São Sebastião, haverá uma corrida de barcos à vela com a participação de pescadores da comunidade e de outros bairros circunvizinhos.
Barila ressalta que os esforços para recuperar e proteger essa região do Pontal da Barra, seriamente ameaçada pelos impactos negativos causados ao meio ambiente, é vital para garantir o sustento e a vida das comunidades ribeirinhas. “Essa ação tem o intuito de dar voz e rosto à comunidade. Pretendo captar belas imagens para mostrar que a vida pode e deve ser muito melhor para seus habitantes”, enfatiza o fotógrafo, que comercializa as suas fotos para levantar recursos para financiar projetos de educação e preservação ambiental e de responsabilidade social. O Projeto Água Vida também vai doar um data show e equipamentos de pesca para a população local.
De acordo com Mayris, “a parceria entre o Nosso Mangue e o Projeto Água Vida é muito importante, especialmente no que diz respeito à valorização das comunidades ribeirinhas, pescadores locais e a comunidade em geral”.
Ao longo de dez anos, o Projeto Água Vida desenvolveu e realizou uma série ações em prol da preservação e educação ambiental em todas as regiões do Brasil. Entre as causas abraçadas pelo fotógrafo Mario Barila estão os plantios de milhares de árvores em Mariana e Brumadinho (MG), apoio aos pescadores e marisqueiras de Salvador (BA) na época do derramamento de óleo no Nordeste.
Confira a programação das ações:
Dias 16, 17 e 19 de janeiro (terça, quarta e sexta-feira): Registros fotográficos por Mário Barila e realização de reparos
Quinta-feira, 18 de janeiro: 10h – Ação na escola Silvestre Péricles / 14h – Fotos dos pescadores e marisqueiras por Mário Barila
Sábado, 20 de janeiro: 10h – Gincana com pescadores – Localização: Pontal da Barra, Maceió – AL.
Sobre Projeto Água Vida
Criado em 2014 pelo fotógrafo e ambientalista Mário Barila, a iniciativa tem como objetivo desenvolver e realizar ações em prol da preservação e educação ambiental, além de resgate de cidadania, destacando a importância vital da água para a vida do planeta. As ações são financiadas com a venda de suas fotos e doações de parceiros.
Ao longo dos 10 anos, o Projeto Água Vida apoia causas relevantes promovidas por ONGs, instituições e entidades conceituadas, como o reflorestamento das áreas desmatadas Mariana e Brumadinho (MG), região amazônica do Pará, Fernando de Noronha (PE), Ilha do Mel e Niterói (RJ) e, mais recentemente, na Área de Proteção Ambiental do Sauim-de-Coleira, em Manaus (AM).
Economista de profissão, Mário Barila começou a se dedicar à fotografia, sua paixão desde adolescência, ao se aposentar. Se especializou na arte da fotografia com o renomado fotógrafo Araquém Alcântara, famoso por retratar a fauna e flora brasileira.
Sensibilizado com pessoas em situação de extrema pobreza e as questões ambientais encontradas em suas viagens pelo Brasil e exterior, Barila resolveu usar a arte da fotografia para apoiar as causas socioambientais. É através de sua câmera que ele registra fotos da natureza ameaçada pelo homem, espécies em extinção e a realidade das comunidades locais, assim como a luta pela preservação da vida e do planeta. Todas as fotos produzidas são comercializadas para levantar recursos destinados às ações do Projeto Água Vida.
Os interessados em conhecer mais sobre as atividades do Projeto Água Vida e contribuir com as ações de Mário Barila podem acessar o blog do fotógrafo ou a página no Instagram/@barila.
(Fonte: Lilás Comunicação)