Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Projeto Som e Vida realiza show de Rosa de Saron nos 25 anos da Paróquia Santo Antônio

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Divulgação.

A edição deste ano do projeto Som e Vida marcará a celebração dos 25 anos da Paróquia Santo Antônio, localizada no Jardim Morada do Sol, em Indaiatuba. A grande festa acontece no dia 1º de julho, na Praça do Barco do Parque Ecológico, com destaque para o show com Rosa de Saron.

A entrada para a 20ª edição do evento é gratuita, mas pede-se a doação de um quilo de alimento não perecível, que será doado para os Vicentinos do Jardim Morada do Sol.

O evento terá início a partir das 17h, com a missa de comemoração dos 25 anos da Paróquia, aniversário que é celebrado todo dia 13 de junho. Principal momento de fé do evento, a missa será realizada pelo pároco, padre Caio Augusto de Andrade e também pelo padre Paulo Emiliano, da comunidade São Francisco de Assis. “É um momento de festejar e agradecer a Deus por esses 25 anos da Paróquia. Mas ninguém comemora sozinho e por isso teremos conosco outras paróquias da cidade, como a Santa Terezinha, São Francisco e Perpétuo Socorro”, salienta o padre Caio.

Logo após a missa, as comemorações seguem com a apresentação dos DJs Giba, Carlão e Bento. A animação continua pela noite, com o show especial da banda Lírios do Vale, de Guarulhos, que trará para o palco do Som e Vida as melhores canções do pop/rock.

Para fechar a noite, por volta das 22h a animação fica por conta de Rosa de Saron, atualmente um dos grandes nomes musicais do movimento de Renovação Carismática da Igreja Católica e que se apresenta no Som e Vida pela segunda vez. De acordo com um dos organizadores do evento, Marcelo Oliveira, além de ser um destaque nacional, a escolha do Rosa de Saron para este ano deu-se por conta de um pedido da comunidade. “Era um desejo dos fiéis da Paróquia Santo Antônio em assistir ao show da banda”, lembra. “É um grande desafio promover a edição deste ano, porém tenho certeza de que será o maior evento realizado pelo Som e Vida.”

Além do musical, o evento contará ainda com uma ampla praça de alimentação, comandada pela Santo Antônio com ajuda da Paróquia Perpétuo Socorro, que juntas montarão barracas de pastel, lanche de linguiça, pamonha, quentão e outros produtos típicos desta época do ano. São aguardadas para esta edição do Som e Vida cerca de 10 mil pessoas.

Carmem Ajala, coordenadora da Paróquia, Padre Caio e Marcelo Oliveira, organizador do Som e Vida. Foto: Comunicação Som e Vida.

O Som e Vida deste ano tem apoio da Prefeitura Municipal de Indaiatuba e patrocínio do Lógica Assessoria contábil, Água Viva Instrumentos Musicais, Mineiro Manutenção Predial, Só Modas, Dominium Empreendimentos Imobiliários e Prolink. Para ajudar com o custeio do evento, o Som e Vida e a Paróquia Santo Antonio estão realizando uma rifa, no valor de R$20 cada número, cujo prêmio será uma motocicleta Honda CG 160 Start, que será sorteada no dia do evento. A rifa pode ser comprada na Paróquia Santo Antônio, localizada na Rua Zephiro Puccinelli, 1351, no Jardim Morada do Sol ou então na Livraria Água Viva, situada na Rua Siqueira Campos, 511, no Centro.

Paróquia Santo Antônio: 25 anos de evangelização

Segundo o pároco da Santo Antônio, esta será a primeira vez que o aniversário da igreja é celebrado em parceria com um grande evento. “A comemoração será feita após o término da nossa quermesse, que terá quatro finais de semana, sempre aos sábados e domingos, por volta das 19h30, sendo de 3 a 25 de junho”, diz o padre Caio. “Cerca de 10 mil pessoas devem comparecer nos quatro finais de semana de quermesse, que acontece na praça em frente à paróquia”. Além da quermesse e do Som e Vida, a paróquia também lançou uma revista comemorativa dos seus 25 anos, que conta com 36 páginas e pode ser encontrada gratuitamente na própria paróquia.

A igreja Santo Antônio do Jardim Morada do Sol foi fundada em 1981, com o padre Luiz Antônio Guedes, que contou com grande apoio da comunidade do bairro, formada na sua maioria por imigrantes vindos do Paraná e Minas Gerais. Ele ficou até 1984, quando chegaram à comunidade os padres João Augusto Piazza (pároco) e Geraldo Jacobucci (vigário paroquial).

Somente em 1992, com o padre Joaquim Aparecido Rocha, é que a igreja tornou-se uma paróquia. Ele ficou como pároco da igreja até 1998. Passaram ainda pela Paróquia Santo Antônio os padres Jerônymo Antônio Furian (de 98 a 99), Marcelo Donizette Priviatelli (99 a 2004), Edmilson Euclides Lovatto (2004 a 2008), Alexandre Souza e Silva Moura (2008 a 2010), Victor da Silva Almeida Filho (2008 a 2010), João Paulo da Silva (2011 a 2013), Florentino Antonio dos Santos Silva (2013 a 2014) e o padre Caio, que é pároco de 2014 e que atualmente atua ao lado do padre Fernando Marçola Neves e com o diácono Jandeir Teixeira.

Atualmente a Paróquia Santo Antônio é formada por sete comunidades, sendo Santo Antônio, São João Batista, São João Paulo II, Nossa Senhora de Lourdes, São Pedro, Sagrado Coração de Jesus e a comunidade Nossa Senhora Aparecida. A paróquia Santo Antônio conta com diversas pastorais e movimentos, como de Casamento, Batismo, Primeira Comunhão, Crisma, Pastoral da Criança, Renovação Carismática, grupos de vivências e muitos outros. São ao todo cinco funcionários e mais de 500 voluntários nas sete comunidades da paróquia. Semanalmente cerca de quatro mil pessoas passam pela Santo Antônio. Por mês são realizadas 24 missas, 20 casamentos e 35 batizados.

Som e Vida

O Som e Vida chega a sua 20ª edição, sempre com objetivo de evangelizar através da música. O primeiro evento foi realizado em 1994, quando o diácono Virgílio, da Paróquia Santa Terezinha, reuniu os fiéis na praça da igreja, em Itaici, para uma noite carismática destinado aos jovens. Mas o evento só veio ter um show de grande proporção em 2006, quando passou a ser idealizado pelo grupo de jovens Raio de Luz, também da Santa Terezinha. Na ocasião, o evento foi realizado na Praça do Lago, com shows de Expresso HG e Exalta Cristo. Mais de 5 mil pessoas participaram do evento.

No ano passado, o Som e Vida foi realizado no Pavilhão da Viber, quando mil pessoas compareceram para assistir os shows do cantor Léo, da banda Dominus, Flavinho da Canção Nova e Antonio Alves.

Nesses quase 23 anos de evento, já subiram no palco do Som e Vida nomes consagrados da música Católica, como Eugênio Jorge, Rosa de Saron, Dunga, Cosme, Antônio Alves, padre Cleidimar, padre Nilson Motta, Via 33, Expresso HG, Jake, Nova Face e muitos outros.

O evento não tem fins lucrativos e toda a renda arrecadada será destinada para cobrir os custos e a formação do caixa para a realização de outras edições do Som e Vida.

Rosa de Saron

A Rosa de Saron surgiu em 1988, em Campinas, dentro do movimento de Renovação Carismática da Igreja Católica. A banda é formada pelos músicos Guilherme de Sá (voz), Eduardo Faro (guitarra), Rogério Feltrin (baixo) e Grevão (bateria).

A banda conta com diversos trabalhos nestes 26 anos de estrada. O mais recente é o CD e DVD, acústico e ao vivo 2/3, um dos projetos mais bonitos da banda. Tendo a proposta estética inspirada na obra do cineasta francês George Méliès, um dos precursores do cinema do final do século XIX e começo do século XX, o álbum é composto por 19 músicas que marcaram a carreira da banda desde o DVD Rosa de Saron – Acústico ao Vivo, lançado em 2008. O trabalho foi gravado em duas sessões nas instalações da Rede Século 21, em Valinhos, em julho de 2015.

Atualmente o Rosa de Saron contabiliza 150 mil acessos/mês no site oficial, mais de 2,9 milhões de fãs no Facebook e mais de 40 milhões de views em seu canal do Youtube. Também alcança o topo do ranking das bandas de rock nacional mais tocadas nos sites Sonora e Vagalume.