Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Rede pública de saúde de Indaiatuba implanta agendamento de consultas médicas online

Indaiatuba, por Kleber Patricio

_SCS4295

Foto: Deuzeni Ceppolini – SCS|PMI.

A população de Indaiatuba já pode contar com a Agenda Digital para consultas pela internet em todas as Unidades de Saúde. O novo serviço foi disponibilizado este mês pela Secretaria de Saúde. Os pacientes do SUS que precisam agendar consultas e alguns serviços de enfermagem como coleta de Papanicolau Nicolau (Citologia Oncótica), eletrocardiograma, controle de pressão arterial e diabetes já podem acessar o recurso pela rede por meio de celular, tablet e computador. Inicialmente o paciente deve comparecer até a Unidade de Saúde de sua referência, fazer um cadastro rápido e recebe uma senha de acesso. Após esta ação, já consegue fazer seus agendamentos sem precisar ir até a UBS.

A assessora da Secretaria de Saúde Graziela Drigo Bossolan Garcia explicou que o serviço foi implantado primeiramente em três unidades menores e agora já está disponível em todas as UBSs. “Poucos convênios agendam consultas pela Internet, mas os pacientes SUS já contam com este recurso em Indaiatuba. Esta é uma parceria com o Departamento de Informática da Prefeitura (Depin), que, com sua estrutura de fibra ótica e armazenamento da base de dados da saúde, desenvolveu o programa, que é acessado através do site da Prefeitura e que permite ao usuário o agendamento de consultas da sua casa por meio eletrônico”.

A ferramenta em breve permitirá ao paciente receber um alerta que o avisará da data e horário da próxima consulta, visando diminuir a falta. Futuramente também permitirá ao paciente saber quando será a programação para retirada de medicamentos.

A assessora destacou que o Plano de Informática de Indaiatuba começou em 2009 e, diante do cenário nacional, é uma das poucas cidades do Brasil que continua cumprindo o Plano Diretor de Informática. “A equipe de informática da Prefeitura, como sempre, esteve presente e atuante e com muita vontade de inovar. Para implantar o sistema, a Saúde contou com dez profissionais do Depin, como equipes de analista de projetos, infraestrutura de redes, segurança da Informação, desenvolvimento e de implantação e também com os especialistas de cada área da Secretaria de Saúde, como diretorias de medicina, enfermagem e atenção básica”.

A coordenadora da UBS VII Vanessa Alves explicou que a unidade recebe de 240 a 300 pessoas por dia para diversos serviços e informações. A equipe da recepção questiona a pessoa e já entrega o aviso com as informações do cadastramento online e convida para fazer o cadastro, que é rápido e seguro. “Isso vai evitar que a pessoa perca horas de trabalho, ou outro compromisso para marcar consultas e exames”. Vanessa também declarou que, quando a pessoa tem dúvidas ou está com dificuldade, sua equipe esclarece as dúvidas e faz a demonstração no site de como usar o sistema.

O site da Prefeitura também tem um vídeo explicativo que esclarece todas as dúvidas dos usuários. Outro serviço que a Secretaria de Saúde disponibilizará para o paciente é um aviso de todas as campanhas de saúde.

Visite http://www.indaiatuba.sp.gov.br/saude/aviso-agenda/.