Os funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Indaiatuba (SAAE) foram conhecer na semana passada as instalações do Museu da Água, que foi construído na área da Represa de Captação do Cupini. Os visitantes foram recepcionados pela visão do prédio de construção arquitetônica moderna, mas perfeitamente integrado à natureza do local. Com grandes áreas envidraçadas e fachada revestida em aço corten, sua aparência rústica remete a algo com muita história para contar.
O prédio abriga atividades interativas com informações sobre a água em seus diversos estágios, compartilhadas por meio de vídeos e jogos que estimulam a participação de todos. A parte histórica fica em um anexo, acessado por uma passarela panorâmica, onde estão expostos diversos artefatos que contam a história do SAAE e da distribuição e tratamento de água na cidade.
Um passeio monitorado pela trilha que é cenário do programa de educação ambiental Na Trilha das Águas (uma parceria entre o SAAE e a Secretaria Municipal de Educação) fecha a visita. Ela é uma vitrine do funcionamento de todo o ecossistema necessário para a criação e manutenção de um manancial saudável e perene.
A Represa do Cupini é a primeira captação de água do município e abastece a cidade desde 1937.