A Secretaria de Obras e Vias Públicas avança no trabalho de implantação de novas galerias de águas pluviais na região da Vila Costa e Silva. Cerca de 30% dos serviços já foram executados. Na próxima semana, a empresa contratada para a execução da obra iniciará os trabalhos na Rua Algemiro Coraine Jr. A medida visa à contenção de pontos de alagamentos na região, incluindo o Jardim Califórnia.
As novas galerias passarão, também, pelas ruas dos Indaiás, Silvio Talli, das Violetas, das Hortênsias, das Palmas e das Camélias. Na Rua das Palmas, a tubulação já foi instalada e o asfalto foi reconstruído. Na Rua das Hortênsias, o trabalho de reconstrução do asfalto está em andamento. A Rua das Violetas já recebeu 60% das novas galerias.
As ruas recebem tubos de concreto e também de PEAD (polietileno de alta densidade), totalizando 2.118 metros lineares de novas galerias. A travessia sob a Avenida Francisco de Paula Leite é realizada utilizando método não destrutivo na altura da Rua das Hortênsias na ligação com a Rua das Palmas, no Jardim São José. Os serviços estão em andamento e devem ser concluídos em fevereiro.
Para completar, todas as bocas de lobos serão substituídas para aumentar a área de captação. No total, serão investidos R$3.597.742,56 e o prazo previsto para a conclusão da obra é até o mês de julho.
O projeto da obra foi feito com base em um levantamento prévio dos pontos de alagamento na região, sendo o principal deles na Rua Domacyr Stocco Jr., no Jardim Califórnia. Com essas novas galerias, será possível captar as águas de chuvas que seguem pela superfície das ruas que dão acesso à Domacyr, causando pontos isolados de enchentes.
No final de junho de 2017, a Prefeitura implantou um muro de ala em gabião para a proteção das encostas no lançamento de águas pluviais localizado no Jardim Belo Horizonte. A obra integrou os serviços preliminares para ampliação das galerias de águas pluviais que atendem a região do Jardim Califórnia. Na sequência, a Prefeitura e o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) fizeram a limpeza das galerias pluviais já existentes, pelo processo de hidrojateamento.