O secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho, anunciou que o Sistema Metropolitano de Videomonitoramento será reforçado pelo Detecta, que é o principal instrumento de inteligência utilizado pelo Governo do Estado na solução de crimes. Os membros do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC) receberam o secretário após reunião realizada segunda-feira, dia 22, em Campinas.
A integração das câmeras de videomonitoramento e dos radares com o Detecta será oficializado por meio de um convênio com as prefeituras. A Secretaria de Segurança do Estado deve publicar ainda nesta semana uma resolução criando um grupo de trabalho para estudar como será feita essa ligação dos sistemas. A Agemcamp coordenará juntamente com os prefeitos da RMC a formação do grupo de trabalho.
O prefeito de Itatiba, João Fattori, destacou a importância da integração das câmeras para a RMC. “A Segurança Pública e, principalmente, a população serão muito beneficiados com a união entre os governos municipais e estadual”.
A reunião realizada segunda-feira retomou as ações do Gamesp (Gabinetes Metropolitanos de Gestão Estratégica de Segurança Pública) na região. Esses grupos regionais foram formados para discutir políticas de segurança com o objetivo de combinar ações de prevenção e combate ao crime. Além dos prefeitos, também participaram da reunião o Secretário Adjunto de Segurança, Sergio Turra Sobrane, o subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, a diretora Executiva da Agemcamp, Ester Viana, secretários municipais de Segurança, e membros das Polícias Civil, Militar e Federal, Guardas Municipais, Ministério Público e Poder Judiciário.
Detecta
O sistema Detecta é um big data que integra bancos de dados das polícias paulistas e imagens de câmeras de diversos órgãos, privados e públicos, que podem ser acessados pela Polícia Militar e Civil. O objetivo é melhorar a atuação das polícias no combate ao crime.
O Detecta foi desenvolvido a partir de um programa da Microsoft implantado na cidade de Nova York. O sistema permite fornecer aos policiais um panorama abrangente das ameaças potenciais e atividades criminosas, como a identificação em tempo real de suspeitos.