Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Série de debates online aborda do capitalismo à importância da atividade física na qualidade de vida esta semana

São Paulo, por Kleber Patricio

Imagem: divulgação.

Sempre às 16h, a série Ideias, promovida pelo SESC São Paulo por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF), busca incentivar o debate e a reflexão no contexto desafiador em que nos encontramos. Com transmissões ao vivo pelo canal do Youtube do SESC São Paulo, que ficam disponíveis para acesso posterior, as conferências virtuais contam com a presença de articuladores sociais e participação do público, e com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Entre os dias 25 e 28 de maio, o público poderá conferir debates sobre aspectos relevantes do envelhecimento, como finitude, sexualidade, autonomia e moradia na segunda-feira, dia 25; o novo livro do economista Ladislau Dowbor O capitalismo se desloca: novas arquiteturas sociais, na terça-feira; no dia seguinte, uma reflexão sobre a importância do esporte e atividade física para qualidade de vida, educação e lazer, pensados também no contexto atual de isolamento social e, por fim, na quinta-feira, uma discussão acerca da memória como ferramenta de resistência cultural e política frente à fragilização das instituições democráticas.

PROGRAMAÇÃO IDEIAS #EMCASACOMSESC

25 de maio, segunda, às 16h

Finitude, sexualidade, autonomia e moradia – aspectos relevantes do envelhecimento

Reflexões sobre aspectos relevantes do envelhecimento como finitude, sexualidade, autonomia e moradia a partir da perspectiva dos idosos protagonistas da série Envelhecer e dos diretores Claudia Erthal e Paulo Markun.

Participantes:

Cláudia Erthal – jornalista com experiência em direção, roteiro, edição de documentários, reportagens, vídeos e filmes. Trabalha com criação e desenvolvimento de produtos audiovisuais para produtoras, agências, emissoras de TV e Internet.

Elca Rubinstein – jornalista com experiência em direção, roteiro, edição de documentários, reportagens, vídeos e filmes. Trabalha com criação e desenvolvimento de produtos audiovisuais para produtoras, agências, emissoras de TV e Internet.

Paulo Markun – jornalista há 49 anos, escritor e documentarista. Dirigiu mais de uma centena de documentários e séries de ficção, escreveu 15 livros, lançou e dirigiu diversos veículos de comunicação.

Mediação:

Beltrina Côrte – jornalista e docente da PUC-SP e CEO do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

26 de maio, terça, às 16h

O capitalismo se desloca: novas arquiteturas sociais

Neste debate, o economista Ladislau Dowbor propõe analisar um conjunto de mudanças do capitalismo que sugere que estamos em transição para outro modo de produção, deixando para trás a chamada era industrial e inaugurando algo novo. Professor titular de pós-graduação da PUC-SP, Ladislau Dowbor apresentará seu novo livro O capitalismo se desloca: novas arquiteturas sociais, em fase de impressão pelas Edições SESC, com a participação de Antônio Martins, jornalista e editor do site Outras Palavras.

Participante:

Ladislau Dowbor – economista e professor da PUC-SP. Autor de mais de 40 livros.

Mediação:

Antônio Martins – jornalista e editor do site Outras Palavras. Participou da criação do Fórum Social Mundial.

27 de maio, quarta, às 16h

Projetos sociais de esporte para todos: desafios de hoje e perspectivas para o futuro

No Dia do Desafio, acontecerá na série Ideias o debate Projetos sociais de esporte para todos: desafios de hoje e perspectivas para o futuro, com Serginho, Magic Paula e Vladir Lemos. Além de evidenciar a importância do esporte e atividade física para qualidade de vida, educação e lazer, o debate proporcionará a discussão de cenários de projetos sociais esportivos, articulação de redes e os impactos do isolamento social neste contexto.

Participantes:

Serginho – dirige o Instituto Serginho 10.

Magic Paula – atua à frente do Instituto Passe de Mágica.

Mediação:

Vladir Lemos – jornalista da TV Cultura.

28 de maio, quinta, às 16h

Memória e Resistência

Este encontro visa discutir a memória como ferramenta de resistência cultural e política frente à fragilização das instituições democráticas. Da composição de mitologias políticas às tentativas de desconstrução de narrativas de movimentos e lutas populares, Vladimir Sacchetta e Lira Neto pretendem discutir a importância do discurso histórico para uma melhor compreensão do cenário atual.

Participantes:

Vladimir Sacchetta – formado em Direito (USP) e Jornalismo pela Cásper Líbero, atua no campo da memória brasileira desde o final dos anos 1970, quando chefiou na Abril Cultural a pesquisa de Nosso Século. Colaborou com o escritor Fernando Morais no livro Olga e foi responsável pelas imagens da coleção de Elio Gaspari sobre a ditadura militar.

Lira Neto – jornalista e escritor. Ganhou o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) e quatro vezes o Prêmio Jabuti de Literatura. Doutorando em História na Universidade do Porto, em Portugal. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Graduado em jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. Ex-colunista dos jornais Folha de S. Paulo e Brasil Econômico.

Saiba+: SESCsp.org.br

Assista: youtube.com/sescsp.