A rede coletora não foi projetada para receber materiais sólidos – as dimensões são apenas para a coleta de esgoto e o simples ato de jogar papel higiênico no vaso, que por si só não é capaz de bloquear o fluxo de água, ao se juntar com outros detritos, como fios de cabelo, roupas, gordura e sacos plásticos, pode ocasionar o entupimento da rede. Quando isso acontece, o Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Indaiatuba (SAAE) normalmente utiliza um caminhão equipado com hidro jato para desobstruir a rede, evitando assim seu rompimento ou vazamento.
O hidro jateamento é uma forma de fazer a limpeza ou desobstrução dos encanamentos utilizando uma combinação de água com equipamentos de pressurização. Quando inserido na tubulação, o equipamento lança um jato de água em todas as direções, que, batendo contra as paredes internas, faz a limpeza e a retirada de objetos que obstruem a tubulação.
Este tipo de serviço é bastante eficiente, já que, com a alta pressão, é capaz de desobstruir tubulações, não importando o diâmetro ou se estas são residenciais, industriais ou públicas.