Um estudo recente conduzido pelo Tinder no Brasil em setembro de 2024 destaca uma mudança significativa nas preferências de relacionamento entre os usuários da Geração Z, com uma tendência crescente para o sober dating — encontros sem álcool. Os dados mostram que 84% dos jovens adultos com idades entre 18 e 25 anos não bebem regularmente, o que pode refletir um interesse maior por bem-estar e autocuidado.
A especialista de Amor e Relacionamentos do Tinder, Carol Tilkian, vê essa mudança como um reflexo das novas prioridades dos jovens: “O álcool não é mais a principal forma de quebrar o gelo em encontros. Cada vez mais, a Geração Z está buscando relacionamentos mais profundos e saudáveis, focados na compatibilidade e em interesses compartilhados, em vez de beber.”
Os resultados mostram que 60% dos entrevistados disseram que a ausência de álcool não afetou a qualidade dos encontros e 38% afirmaram preferir encontros sem álcool. Tilkian observa que o aumento dos níveis de ansiedade e depressão entre os jovens está impulsionando essa tendência. “Planejar encontros sem álcool é uma maneira de manter o controle emocional e evitar a vulnerabilidade associada à bebida. Muitos jovens preferem se conectar de forma mais autêntica, sem depender do álcool“, acrescenta.
Além disso, 37% dos entrevistados acreditam que uma comunidade sóbria em aplicativos de namoro melhoraria sua experiência, especialmente para aqueles que evitam beber por motivos de saúde ou pessoais. Nesse contexto, o Tinder oferece uma ferramenta essencial para quem quer priorizar esses valores, permitindo que os usuários preencham a seção ‘Estilo de Vida’ com suas preferências sobre consumo de álcool. Opções como ‘Não curto’, ‘Parei de Beber’, ‘Bebo com moderação’, ‘Em ocasiões especiais’, ‘Socialmente’, ‘Aos fins de semana’ e ‘Quase toda noite’ facilitam matches mais assertivos, garantindo que os usuários possam se conectar com base em hábitos e estilos de vida semelhantes.
“A compatibilidade vai além de interesses em comum; inclui também hábitos de vida. Poder sinalizar seus valores em relação ao consumo de álcool no Tinder é uma forma de alinhar expectativas desde a primeira interação, ajudando a criar conexões mais profundas e significativas”, explica Tilkian.
À medida em que o sober dating continua a crescer em popularidade, o Tinder reforça sua posição como uma plataforma que acolhe a diversidade de experiências e estilos de vida, oferecendo um espaço para aqueles que buscam conexões mais conscientes. “Ser saudável é o novo ‘cool’. E o Tinder está na vanguarda ao facilitar encontros que refletem esses novos valores”, conclui Tilkian.
A especialista em relacionamentos também aponta que, à medida em que o álcool desempenha um papel menor nos encontros, as pessoas estão explorando novas formas de se conectar. “Em vez de encontros tradicionais em bares, vemos jovens optando por atividades mais envolventes, como caminhadas no parque, visitas a exposições ou a eventos esportivos. Essas atividades incentivam uma interação genuína e a formação de laços mais profundos, já que a neurociência mostra que experiências compartilhadas aumentam a probabilidade de conexões emocionais”, afirma Tilkian.
A pesquisa foi realizada via aplicativo com 400 pessoas de 18 a 25 anos no Brasil, entre 5 e 13 de setembro de 2024, conduzida pelo Tinder.
Sobre o Tinder | Lançado em 2012, o Tinder® revolucionou a forma como as pessoas se conhecem, passando de um match para um bilhão de matches em apenas dois anos. Esse rápido crescimento mostra a capacidade do app em atender a uma necessidade humana fundamental: conexão real. Hoje, o aplicativo foi baixado mais de 630 milhões de vezes, resultando em mais de 97 bilhões de matches, ajudando aproximadamente 50 milhões de usuários por mês em 190 países e mais de 45 idiomas – uma escala incomparável por qualquer outro aplicativo da categoria. Em 2024, o Tinder ganhou quatro prêmios Effie Awards por sua primeira campanha de marca global It Starts with a Swipe™. Tinder é uma marca registrada da Tinder LLC.
(Fonte: Weber Sandwick)