Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

STF e Porta dos Fundos mostram decisões que protegem mulheres e meninas em campanha

Brasília, por Kleber Patricio

Imagens: Divulgação.

No Dia Internacional da Mulher, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Porta dos Fundos lançaram uma campanha para conscientizar o público sobre os direitos das mulheres e as leis que garantem sua proteção. A iniciativa, que não envolveu o pagamento de cachês nem qualquer outro tipo de contrapartida financeira, tem o objetivo de tornar essas informações mais acessíveis e didáticas. A campanha inclui duas esquetes que abordam temas essenciais. A primeira foi publicada no dia 8 de março e, a segunda, no dia 10.

Com roteiro de Kika Hamaoui e Gustavo Vilela e participação do Gregório Duvivier, o primeiro vídeo aborda a tese da ‘legítima defesa da honra’, que por anos foi usada para justificar feminicídios e agressões contra mulheres. A esquete ironiza essa justificativa ultrapassada, que já foi derrubada pelo STF.

Já o segundo vídeo, escrito por Barbara Duvivier e Gabriela Niskier, questiona a falsa narrativa de que o passado da vítima pode interferir em casos de assédio ou crime sexual. A esquete destaca como esse tipo de julgamento desestimula denúncias e ajuda a perpetuar a impunidade. “O Porta dos Fundos ficou muito feliz com o convite do STF para ser a plataforma da campanha. O humor é uma excelente ferramenta para provocar reflexões”, afirma Joema Martins, diretora de Estratégias do Porta dos Fundos

Para o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, a parceria contribui de forma significativa para a disseminação de informações que são de interesse público. “As decisões citadas nos vídeos do Porta dos Fundos já estão mudando a vida de muitas mulheres. O Supremo Tribunal Federal julgou inaceitável o argumento da legítima defesa da honra e considerou que fere os direitos fundamentais da mulher considerar o passado dela durante um processo por assédio, por exemplo. E é importante comunicar esses entendimentos assim, de maneira ilustrativa e popular. Estamos certos de que esse conteúdo vai levar muita gente a refletir sobre a importância de proteger as mulheres da violência física, processual e outras formas de abuso”.

Sobre o STF

O Supremo Tribunal Federal é o órgão de cúpula do Poder Judiciário que tem como principal atribuição a guarda da Constituição Federal, a lei maior do Brasil que estabelece os direitos e as garantias fundamentais das pessoas e as regras essenciais para o funcionamento do Estado brasileiro. Atualmente, é composto por uma ministra e dez ministros, escolhidos pelo presidente da República e aprovados pelo Senado Federal. O STF também decide, em última instância, processos anteriormente submetidos a julgamento em outras esferas do Poder Judiciário.

Sobre o Porta dos Fundos

O Porta dos Fundos é um HUB, um universo de entretenimento de humor, reunindo uma comunidade engajada de 40 milhões de pessoas. Mais do que um apenas um grande canal de distribuição digital, o Porta dos Fundos é uma plataforma transmídia especializada em diversos formatos de conteúdo.

(Com Julia Gerchenzon/FT Estratégias)