Estudos sobre a neurociência realizados por professores e cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e da Universidade de Harvard já comprovaram que a utilização de ferramentas e técnicas corretas podem potencializar o cérebro humano de 30% a 100%.
Embora muita gente acredite que não há como melhorar a sua capacidade cerebral de forma natural e sem remédios, estudos e pesquisas indicam o caminho oposto. Hoje, sabemos que existem diferentes tipos de funcionamento do cérebro e que eles afetam diretamente o desempenho de uma equipe e do negócio. “O mapeamento permite que você identifique quais áreas do seu cérebro desempenham papel dominante no seu processo de pensamento, permitindo uma análise do panorama, com tomadas de decisão e reposta mais rápidas para cada situação ou problema”, explica Luciano Barbosa Vital, CEO da Cérebro Vital, empresa sediada nos Estados Unidos (e com operação em Campinas) especializada em ajudar pessoas a potencializar o cérebro. “Mapeando o funcionamento do seu cérebro e o dos membros da equipe, fica possível criar uma combinação cerebral poderosa, capaz de atuar nas diferentes tarefas de forma efetiva e otimizada”, explica. O executivo conta que com a adoção de simples técnicas no dia a dia é possível otimizar a atividade cerebral em até 100% e até melhorar a nossa energia pessoal. “Uma simples otimização de sua atividade cerebral e energia corporal trazem poderosos resultados”, garante Vital.
As técnicas abaixo, utilizadas ao longo do dia e com uma frequência de até três vezes por semana, podem ajudar a melhorar o funcionamento do cérebro:
- Praticar esportes diversificados, trocando a cada semana;
- Utilizar o controle remoto da tevê com a mão trocada;
- Escovar os dentes com a mão trocada;
- Jogar baralho, vídeo game, xadrez e jogos de lógica, entre outros;
- Pesquisar sobre assuntos novos na internet;
- Meditar;
- Apreender novas tecnologias, usar novos softwares e aparelhos eletrônicos;
- Aprender e treinar uma nova língua;
- Tomar muita água ao longo do dia;
- Comer ovos e castanhas.