A equipe de rugby Tornados, de Indaiatuba – apelidada de Ciclone Laranja –, viveu uma verdadeira maratona de jogos nos últimos meses, jogando semana após semana e conquistando todos os seus objetivos. Em setembro, a equipe sagrou-se campeã do Campeonato Paulista Série B em partida contra o Engenharia Mackenzie por 22 x 17; no sábado (29), o clube indaiatubano fechou o ano de forma perfeita, conquistando o título da Taça Tupi (nome do Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão) em um jogo de arrepiar em Caxias do Sul, com direito a virada no lance final para os laranjas triunfarem por 28 x 27. A equipe já havia conquistado o título da competição em 2012.
O Serra Gaúcha, time adversário, estava forte e era considerado o favorito. O clube de Caxias do Sul tinha campanha perfeita na Taça Tupi e jogava em casa, levando grande público ao Estádio Municipal. Os gaúchos começaram mostrando sua força com o primeiro try em grande estilo, mostrando apoio, continuidade, quebrando tackles e mantendo a bola viva até o oitavo Crippa marcar aos 5 minutos de partida.
O Tornados respondeu 10 minutos depois com try bem construído e finalizado pelo fullback artilheiro Sandrinho. Mas a resposta dos donos da casa foi imediata, com try do ponta Luciano “Ronaldo” aos 19 minutos, quebrando o bom momento dos paulistas, que estavam dominando a posse de bola. E antes do intervalo, a linha caxiense funcionou de novo com outro ponta, Joílson, marcando 19 x 7 na pausa, com o Tornados reduzido com 14 homens devido a um cartão amarelo.
O segundo tempo foi iniciado com mais pressão do time da casa, que teve um try anulado por passe para a frente. Quem não faz, leva e, aos 50 minutos, Clodoaldo marcou o segundo try para o Tornados, na base do pick and go. A resposta, no entanto, foi instantânea e Juca chutou penal certeiro.
Mas os laranjas cresceram e, aos 56 minutos, o jogo de mãos encaixou e novamente Sandrinho cruzou o in goal para deixar o jogo em eletrizantes 22 x 21. O Serra Gaúcha não acusou o golpe, foi para cima e conseguiu precioso try aos 61 minutos com o jovem pilar Neymar cravando novo try que dava 6 pontos de frente aos donos da casa. Logo depois, no entanto, o Serra Gaúcha foi reduzido a 14 homens por amarelo. Ainda assim, o time de Caxias manteve sólida defesa e teve chance de ouro para fechar a vitória com penal. Mas a opção por tentar o try ao invés dos 3 pontos foi feita – e não deu certo. O Serra teve novo amarelo aos 78 minutos; na última bola, Marcelo “Didi” Amato acertou um tackle preciso anulando o contra-ataque que seria decisivo para os gaúchos e causando knock on. O Scrum alvi-laranja empurrou e o Amato mais novo, Alcino “Tesouro”, puxou forças sobrenaturais e disparou por meio campo, selando com chave de ouro seu título de tryman do campeonato. O artilheiro Sandrinho acertou o chute e fechou os 28 pontos.
O clube de Indaiatuba agora tira férias do XV com missão cumprida, enquanto o Serra Gaúcha se prepara para um último jogo, contra o San Diego, pela Repescagem de Promoção e Rebaixamento, valendo vaga no próximo Super 16.