Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Visão Mundial participa de seminário da World Urban Campaign

Brasil, por Kleber Patricio

Um convite à reflexão sobre questões-chave que nos levem a aprender com as ações dos líderes urbanos e comunitários, assistentes sociais e daqueles que atuam na linha de frente da pandemia de Covid-19 – é com esse objetivo que a Visão Mundial, ao lado das principais organizações humanitárias do mundo, foi convidada a participar da World Urban Campaign, fomentada pela ONU Habitat. Este processo de aprendizagem tomará a forma de uma conversa em uma série de sessões e mesas redondas eletrônicas utilizando o Campus Urban Thinkers, uma plataforma participativa que já organizou com sucesso mais de 150 campi desde 2015.

A Covid-19 Urban Thinkers Campus Series teve início em 4 de maio de 2020 com uma sessão intitulada Enfrentando as Vulnerabilidades Urbanas. No dia 23 de Julho, a ONG Visão Mundial Brasil participa da mesa redonda Covid-19 nas cidades: o papel da juventude, onde irá compartilhar as principais ações emergenciais da organização no enfrentamento à Covid-19 no país, com destaque ao protagonismo jovem. A série ajudará a articular recomendações dirigidas aos vários círculos eleitorais em cidades em todo o mundo.

A importância da juventude

O engajamento de pessoas jovens é um assunto que ganhou força dentro de muitas organizações e instituições. Após a Convenção dos Direitos da Criança, a juventude foi reconhecida como agentes ativos de mudança na sociedade e como pessoas que têm o direito de terem suas vozes ouvidas. Embora cada organização tenha sua própria definição de engajamento juvenil, o fator central é que se trata de jovens participando ativamente e abordando questões que os afetam pessoalmente.

O engajamento de jovens refere-se ao processo de participação voluntária significativa desses grupos na tomada de decisões e na governança de organizações ou programas. Os resultados são: valorização das opiniões e contribuições dos jovens para a mudança, um aumento na compreensão dos jovens sobre os fatores que impactam suas vidas e um poder compartilhado entre jovens e adultos.

Na Visão Mundial Brasil, o Movimento Jovem de Políticas Públicas (MJPOP) é o principal braço de empoderamento juvenil, dentre outras iniciativas que buscam empoderar o jovem como cidadão e agente de transformação do seu entorno e do Brasil.

Evento: Covid-19 Urban Thinkers Campus Series

Título do webnário: COVID19 nas cidades: o papel da juventude.

Data: 23 de julho

Hora: 10h (Brasília)

Local de transmissão:

http://www.worldurbancampaign.org/ e http://www.facebook.com/unhabitatworldurbancampaign

Participantes:

– Luis Enrique Corzo, diretor de Resposta Humanitária, Visão Mundial Brasil;

– Samila Ferreira – Experiência da Juventude no Brasil;

– Jota Marques – líder comunitário do Marginal Coletivo e conselheiro tutelar da cidade do Rio de Janeiro.

Sobre a Visão Mundial

A Visão Mundial Brasil integra a parceria World Vision International, que está presente em cerca de 100 países. No País, a Visão Mundial atua desde 1975, beneficiando 2,7 milhões de pessoas com projetos nas áreas de educação, saúde/proteção da infância, desenvolvimento econômico e promoção da cidadania. Seus projetos e programas têm como prioridade as crianças e adolescentes que vivem em comunidades empobrecidas e em situação de vulnerabilidade. Nesses 44 anos de atuação no Brasil, a Visão Mundial se consolida como uma organização comprometida com a superação da pobreza e da exclusão social. Para saber mais, acesse o site visaomundial.org.

Sobre Urban Thinkers Campus (UTC)

A UTC é uma plataforma de advocacia e parceria para conscientizar sobre mudanças urbanas positivas, a fim de alcançar cidades verdes, produtivas, seguras, saudáveis, inclusivas e bem planejadas. Seu objetivo é colocar a Agenda Urbana no mais alto nível nas políticas de desenvolvimento. É coordenado pela UN-Habitat e conduzido por um grande número de parceiros comprometidos – atualmente 210 parceiros e redes – de todo o mundo.