Outubro é mês da conscientização quanto à importância da prevenção para a saúde da mulher. Durante o mês, o foco é proporcionar às mulheres informações de forma a diminuir os índices de câncer de mama, mal que, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), registrou 66.280 casos novos de câncer de mama para cada ano do triênio 2020-2022. Em Indaiatuba, município da Região Metropolitana de Campinas, a Volacc – Voluntários de Apoio no Combate ao Câncer, instituição que há 29 anos se dedica a oferecer apoio e assistência às pessoas portadoras de câncer – das quais, as mulheres representam 63%do total de atendidos pela entidade. Segundo o gestor da Volacc, Silvio Alexandre de Oliveira, “a informação é a maior arma disponível nessa guerra que o mundo trava contra o câncer. Por mais que dia após dia a tecnologia e a medicina avancem em tratamentos mais eficazes e menos nocivos, a prevenção ainda é a melhor arma contra a doença”.
Assim, a instituição elaborou uma programação voltada ao assunto. Veja a seguir.
A programação começa no dia 7 de outubro com uma campanha de arrecadação de mantimentos – das 9 às 18h – no supermercado Pão de Açúcar da cidade. Já no dia 8, acontece a Caminhada Amor Pela Vida – uma realização da Secretaria Municipal de Cultura – com às 8 horas saída na Praça Prudente de Moraes. Camisetas do evento estrão disponíveis na concentração mediante a troca por 1kg de alimento não perecível, que posteriormente serão distribuídos entre as instituições que atuam em Indaiatuba.
A programação do dia 15 também envolve atividades físicas: é o Pedal do Bem, que sairá do Barco, no Parque Ecológico da cidade, às 9 horas (concentração às 8h), com o percurso terminando na sede da Volacc, onde os participantes serão recebidos com um welcome coffee. Camisetas convite já estão à venda na sede da Volacc pelo valor de R$50, sendo que a renda reverterá para as ações da Volacc. Outra forma de inscrição é a doação por 1kg de alimentos não perecíveis, que serão revertidos para a instituição Mais Vida.
No dia 16, às 19horas, acontece o ponto mais emocionante da programação: o Desfile das Mulheres Inspiradoras, composto inteiramente por mulheres assistidas pela instituição, que acontece no Espaço Bem Viver. O desfile conta com apoio Rotary Clube e da Eva Maria Store.
No dia 26, às 17h, acontece o encerramento do Outubro Rosa no restaurante Chácara de Minas com o Chá do Bem (convites esgotados). A iniciativa conta com o patrocínio integral do restaurante, que não cobra pelo consumo, e dos funcionários, que nesse dia abrem mão de seus honorários.
Sobre a Volacc
A Volacc – Voluntários de Apoio no Combate ao Câncer é uma Organização da sociedade Civil sem fins lucrativos constituída com a finalidade de prestar serviço de proteção social básica a famílias de pessoas portadoras de neoplasias malignas e patologias hematológicas residentes em Indaiatuba.
Fundada por uma equipe de voluntárias em 19 de julho de 1994, a entidade foi dirigida por D. Joanna Joly por mais de 18 anos e que atualmente, aos 87 anos, está de volta à presidência. Silvio Oliveira é gestor da instituição, sendo filho de uma das fundadoras e voluntário desde aquela época. Assistência Social
O objetivo principal da entidade é criar condições para os usuários enfrentem a doença de forma saudável. O fortalecimento de vínculos auxilia no processo de pertencimento, fazendo com que o usuário se sinta alguém produtivo e realizado, auxiliando em sua socialização e convivência em sociedade.
A Volacc atende pessoas portadoras de neoplasias malignas e patologias hematológicas e suas famílias, tendo como primeiro atendimento o acolhimento do Serviço Social, por meio da escuta e da visita domiciliar, onde são identificadas as necessidades de orientações, intervenções, encaminhamentos e um trabalho de fortalecimento de vínculos dessas famílias. As pessoas que procuram a organização geralmente passam por situações de vulnerabilidade social e financeira, necessitando muitas vezes de um auxilio ; outras famílias a procuram para entender um pouco mais da doença e buscam apoio emocional, pois o câncer é uma doença que atinge toda família emocionalmente, financeiramente e psicologicamente.
Para dar o apoio necessário às famílias a Volacc oferece alguns serviços como:
Grupo de convivência | Para assegurar um espaço de convívio grupal, as rodas de conversa desenvolvem relações de afetividade, solidariedade, convivência familiar e comunitária. É um espaço para promover o processo de valorização, onde consideramos as questões vivenciadas no momento. É uma oportunidade de compartilhar experiências, inseguranças, medos e dúvidas, favorecendo aprendizado e engajamento no processo de resolução de problemas.
Oficinas de geração de renda | Trabalhar nas oficinas de geração de renda estimula as habilidades e criatividade dos assistidos e suas famílias contribuindo para uma autonomia financeira. Atualmente está em funcionamento a nossa oficina de pães, que já formou uma turma no final do ano passado.
Aulas de Dança | O objetivo dessas aulas é fortalecer a autoestima através da dança, promovendo benefícios à saúde física e mental, contribuindo na prevenção e auxiliando no tratamento psicológico de nossos usuários. A dança auxilia no controle da ansiedade, queima calorias e fortalece o vínculo entre os usuários.
Serviços oferecidos aos assistidos
Medicamentos | Nos casos em que o medicamento não é fornecido pelos órgãos públicos, a Volacc providencia a medicação para os usuários que não podem pagar.
Enfermagem em domicílio| Caso o usuário necessite de atendimento em sua residência, oferecemos o serviço de enfermagem para realizar procedimentos específicos em usuários.
Alimentação Básica e Suplementar | Devido ao processo de quimioterapia, pode haver necessidade de dietas especiais balanceadas e suplementos. A Volacc oferece esses produtos para atender às necessidades dos usuários que não têm condições financeiras de atender à dieta.
Equipamentos de recuperação | Algumas pessoas podem se encontrar acamadas ou imobilizadas devido à cirurgia ou em função do tratamento. A Volacc empresta cadeiras de rodas, bengalas, andadores, cadeiras de banho e outros itens de conforto para que o paciente atravesse esse período de forma mais confortável.
Apoio psicológico | Durante o tratamento, o usuário e sua família contam com apoio de seis psicólogos para lidar com a doença e o processo de cura. Esse apoio objetiva principalmente manter a autoestima e a vitalidade, além de fortalecer vínculos familiares.
Orientação jurídica | Alguns usuários têm dificuldade de fazer valer seus direitos, havendo a necessidade da intervenção judicial. Por meio de uma parceria com a OAB é garantida assistência aos usuários que necessitam de orientação jurídica.
Saiba mais:
(Fonte: Volacc)